segunda-feira, 26 de setembro de 2016

QUER EMAGRECER? Saiba como funciona o processo de mudança de peso por dentro do nosso corpo.



Para muitos, o processo de emagrecimento é muito doloroso, mas, isso pode ficar mais fácil se entendermos como tudo isso funciona por dentro do nosso corpo. Por que engordamos? Como podemos emagrecer? Depois que vocë ler este texto, que abordará este assunto de uma forma bem simples, tudo ficará mais claro na sua vida.
O nosso organismo possui dois hormônios que podem controlar nosso peso por meio do controle da nossa glicemia. A glicemia é a taxa de glicose no nosso sangue. A taxa normal de glicemia é de 70 a 99 mg por 100 ml de sangue. Estes hormônios são a insulina e o glucagon. Eles são produzidos por uma glândula chamada pâncreas.

COMO ACONTECE  O CONTROLE DA GLICEMIA (O CICLO)

Tudo começa quando comemos os carboidratos (pães, massas, doces, amidos, açúcares, frutas, etc...). Quando este alimento entra no nosso organismo, ele é digerido e transformado em glicose que é jogada na nossa corrente sanguínea. A velocidade com que esta glicose entra no nosso sangue vai depender do tipo do carboidrato: simples ou complexo. Saiba mais sobre isso em COMO O ÍNDICE GLICÊMICO AJUDA A EMAGRECER.
Assim que a taxa de glicose aumenta no nosso sangue, ela é percebida pelo pâncreas que libera a insulina. O papel da insulina é retirar o excesso de glicose do sangue e transformá-la em energia que o nosso corpo precisa para todas as atividades do nosso dia. Primeiro, a insulina pega essa glicose e as leva para a célula, onde serão consumidas pelo corpo. Quanto mais ativo você for, mais seu corpo vai queimar essa glicose. Ela é queimada na mitocôndria da célula. Dizemos que o seu metabolismo é alto. Depois que as células forem supridas e ainda tiver excesso de glicose, faz-se uma reserva de glicose no fígado chamada de glicogênio para uma necessidade. Por último, quando o estoque do fígado estiver cheio e ainda tiver excesso de glicose, o corpo faz um outro estoque de energia com a glicose, agora em forma de gordura.

E QUANDO A GLICOSE BAIXA?

Quando a glicose baixa pela ação da insulina, entra em cena um outro hormônio liberado pelo pâncreas: o glucagon. Ele faz o contrário do que faz a insulina. O papel dele é aumentar os níveis de glicose no sangue para que haja um controle da glicemia. É como se fosse uma balança: a insulina retira, o glucagon coloca. Um só aparece quando o outro adormece. Ao perceber essa baixa na glicose, o glucagon vai até os estoques de glicogênio no fígado e faz a quebra dele para transformá-lo em glicose e jogá-la no nosso sangue. Caso não  exista mais estoque e o corpo ainda precise de mais glicose, o corpo buscará a energia necessária nas células de gordura. A gordura é quebrada e transformada em glicose que irá para a nossa corrente sanguínea. Assim, o ciclo começa de novo, pois com o aumento da glicose no sangue, sai de cena o glucagon e volta a insulina.

E POR QUE ENGORDAMOS?

Depois de tudo isso, acho que já podemos responder essa pergunta. De uma forma bem simples, engordamos porque comemos mais carboidratos do que necessitamos para as células e para o fígado. Desta forma, enchemos as nossas células adiposas com gordura: os triglicerídeos. Eles servem como reserva energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente. Por isso que o corpo estoca.

COMO EMAGRECEMOS?

Se não necessitamos gastar tanta energia, não precisamos comer tanto a fim de estocá-la em forma de gordura. Saia do sedentarismo, pratique uma atividade física e, consequentemente, aumente seu metabolismo. Assim, você tentará equilibrar o seu peso. Desta forma, para emagrecer, você precisará gastar primeiro o excesso de gordura que o corpo já tem e precisará fazer uma dieta porque, se você continuar comendo muitos carboidratos, o corpo não terá necessidade de gastar os estoques de gordura  que ele tem, pois estão chegando novas moléculas de glicose no sangue que me darão a energia necessária de que preciso para fazer a minha atividade física. Leia um pouco sobre o programa de dieta dos quatro pilares e mude o seu estilo de vida.

QUAL O MELHOR TIPO DE EXERCÍCIO PARA  EMAGRECER?

Para emagrecer, prefira as atividades aeróbicas. Elas são praticadas por um período maior e necessitam do auxílio do oxigênio. Você pode pedalar, caminhar, correr, nadar, entre outras atividades para lhe auxiliar na perda de peso. Segundo o manual de corrida de Jeff Galloway, numa corrida, as gorduras serão quebradas em glisose para  gasto energético após os 30 minutos de atividade física, mas comece devagar, ganhando condicionamento físico primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário