sábado, 23 de abril de 2016

COMO O ÍNDICE GLICÊMICO AJUDA A EMAGRECER



O objetivo desta postagem é fazer com que o leitor  entenda, de uma forma simples, como o índice glicêmico dos alimentos pode se tornar seu aliado na perda de peso.
O índice glicêmico é uma medida que representa a velocidade com que a glicose contida nos alimentos entra na sua corrente sanguínea. Quanto maior este índice, maior a velocidade de absorção da glicose e mais energia terá o corpo. Esta energia pode se transformar em gordura se ela não for gasta, ou melhor, sobrar no corpo. Se o corpo não tem o que fazer com a energia sobressalente, ela vira gordura (aumento do triglicerídeo).
Como estamos falando  de glicose, já deu pra perceber que esse índice estará presente em todos os alimentos que apresentem carboidratos. Estes podem ser do tipo simples ou complexos além de serem de baixo, médio ou alto índice glicêmico.

COMO SABER SABER SE UM ALIMENTO TEM BAIXO, MÉDIO OU ALTO ÍNDICE GLICÊMICO (IG)?

Para saber se um alimento tem baixo, médio ou alto índice glicêmico, deve-se consultar a tabela de índice glicêmico dos alimentos. Veja abaixo as faixas e saiba em que faixa está o alimento que você quer consumir depois de localizá-lo na tabela.

ÍNDICE GLICÊMICO BAIXO: IG <= 55
ÍNDICE GLICÊMICO MÉDIO: IG ENTRE 56 E 69
ÍNDICE GLICÊMICO ALTO: IG >= 70

CARBOIDRATOS SIMPLES

O carboidrato será simples quando seu índice glicêmico for alto, ou seja, carboidratos simples tem sua glicose rapidamente absorvida pela corrente sanguínea e seu excesso deve ser gasto em seguida para que esta glicose não vire gordura. Estes carboidratos são ótimos para  repor energias de uma atividade física e são encontrados nos pães e massas feitos com farinha branca entre outros  alimentos. Mas, para quem é sedentário (a) e quer perder peso, o melhor é o carboidrato complexo.

CARBOIDRATOS COMPLEXOS

O carboidrato será complexo quando seu índice glicêmico for baixo, ou seja, este tipo de carboidrato terá sua glicose lentamente absorvida pelo seu organismo, deixando você mais tenpo saciado (a), além de ajudar a controlar os níveis de açúcar do sangue. É um ótimo aliado para  quem quer perder peso. Carboidratos complexos são encontrados nos pães e massas feitos com farinha integral entre outros alimentos.

Sendo assim, podemos dizer que, quanto menor o índice glicêmico de um alimento, mais complexo será o carboidrato contido nele. E, quanto maior seu índice glicêmico, mais simples será o carboidrato contido nele. Cada um dos dois tipos de carboidrato tem a sua melhor hora de ingestão. Se você pratica muito esporte, pode abusar mais dos carboidratos simples antes durante e depois da atividade, mas, se você é sedentário, prefira os complexos.

ENERGIA RÁPIDA  =  CARBOIDRATO SIMPLES

ENERGIA GRADATIVA  =  CARBOIDRATO COMPLEXO

Fatores como a presença de fibras solúveis, nível de processamento dos alimentos, a interação amido-proteína e amido-gordura podem influenciar nos valores do índice glicêmico.

Como complemento deste material, leia também O QUE ACONTECE QUANDO COMEMOS DOCE.

Você também pode se interessar pelo programa de dieta dos 4 pilares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário