quinta-feira, 21 de abril de 2016

PROGRAMA DE DIETA DOS 4 PILARES - ETAPA1: PASSO 2 (FATORES PSICOLÓGICOS)



Agora que você já leu sobre o passo 1, deve começar a entender os fatores que podem atrapalhar o emagrecimento. Eles podem levar as pessoas a comer mais ou atuar como obstáculos à perda de peso. Vamos conhecer alguns deles:

1) A ansiedade. Ela pode levar a pessoa a uma compulsão alimentar. Tente combatê-la respirando profundamente e relaxando. Ela é normalmente disparada pela antecipação a um resultado negativo, refletindo-se numa preocupação antecipada. Reavalie a possibilidade deste resultado acontecer e domine sua ansiedade. Resumindo: não antecipe os acontecimentos. Se você está esperando o resultado de um concurso, ficar ansioso (a) não vai alterar seu resultado, certo? Então, RELAXE!

2) O apoio familiar e de amigos. Isto é importante no processo de incentivo e ajuda, mas não é imprescindível. Escolha bem as pessoas com quem vai compartilhar suas experiências. Pessoas negativas podem atrapalhar seu desempenho. Procure pessoas positivas para este compartilhamento, mas só divulgue as informações que quiser, quando quiser e se quiser.

3) Procure estar sempre bem, positivo (a). Se para se sentir assim, você não quer contar a ninguém que está fazendo dieta, não conte. Não compre briga de ninguém, não se sobrecarregue com coisas que não são de sua responsabilidade, querendo resolver os problemas de todos. Como diz a aeromoça do avião: coloque a máscara primeiro em você, depois na criança. E por fim, procure não se estressar. Respirar fundo, ter momentos sozinhos (as) de paz interior, ouvir músicas agradáveis ajudam. O estresse aumenta a liberação de cortisol, hormônio que contribui para o aumento da gordura visceral.

4) O sonoDurma bem. Noites maldormidas levam a um aumento da produção de grelina, o hormônio do apetite, e à redução na síntese da leptina, responsável pela saciedade. De acordo com Robert Lusting, professor de clínica pediátrica da Universidade da Califórnia, o hormônio leptina funciona como um termostato de apetite. Enquanto ele age diminuindo a fome, a grelina é o hormônio que aumenta o apetite. Quando a pessoa comeu o suficiente, suas células de gordura liberam leptina, que informa ao cérebro que já é hora de parar de comer. E segundo Robert, é justamente este o processo afetado pelo doce. Sendo assim, além de dormir bem, evite os doces. Veja a matéria completa nas sugestões de leitura: Nova teoria promete revolucionar as técnicas para emagrecer. Suplementar magnésio ajuda a dormir bem.

5) A depressão. Pessoas deprimidas têm alterações no comportamento alimentar que podem levá-las a engordar. A depressão deve ser tratada por um especialista. Se este for o seu caso, procure um o quanto antes.

Para qualquer um dos problemas acima, você deve ter uma solução. Não arranje desculpas para não fazer a dieta. Não acredite nelas. Desta forma você só estará se enganando. Se existir algum obstáculo, tire-o da frente e prossiga!

ATENÇÃO: Caso você esteja fazendo tudo certo, consumindo apenas os 2/3 do seu NDC e não consegue emagrecer, procure um especialista para fazer exames e ver como andam sua tireóide e seus hormônios.

Vamos em frente! (Passo 3: Alimentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário